9 de maio de 2013

Técnicos de secretarias de Educação participam de Oficina


A Chefe de Divisão de Planejamento de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, Professora Edina Guimarães, esteve em Curitiba, a convite da Undime/PR, no dia 25/04 realizando uma oficina para os técnicos das secretarias municipais de educação de 75 municípios do Paraná. 
A oficina teve como objetivo auxiliar os municípios quanto a elaboração do PAR – Plano de Ações Articuladas do Ministério da Educação, que é o planejamento multidimensional da política de educação que os municípios devem fazer para um período de quatro anos — 2008 a 2011. Participaram da oficina 189 técnicos das secretarias municipais de diversos municípios do Paraná.

O PAR é o planejamento estratégico educacional elaborado pelo município, sendo coordenado pela secretaria municipal de educação. Trata-se de um plano plurianual que permite ao município conhecer sua realidade educacional em quatro dimensões: Gestão Educacional, Formação de Professores e de Profissionais de Serviço e Apoio Escolar, Práticas pedagógicas e avaliação e Infraestrutura Física e Recursos Pedagógicos. O acesso à assistência financeira prestada pelo MEC/FNDE está condicionado à elaboração do PAR.

Por meio do PAR, Telêmaco Borba já recebeu assistência financeira para construção 02 CMEIs e tem 1 em análise. Até 30 de maio, o município deve fazer a atualização do PAR, e nesta etapa, pode requerer assistência financeira para compra de mobiliários e ônibus escolar.