31 de julho de 2015

Estudos sobre os Descritores da Prova Brasil


Aconteceu no dia 24 de julho de 2015, em uma sala da Escola Municipal Marechal Arthur da Costa e Silva, a formação com os professores do 5º ano e os coordenadores pedagógicos das escolas da Rede, ministrado pela Equipe do Ensino Fundamental da SME. Nesta formação foram estudados os “Descritores de Língua Portuguesa e Matemática da Prova Brasil”, além de tratar das avaliações propostas pelo Governo Federal: Prova Brasil, Provinha Brasil e ANA (Avaliação Nacional de Alfabetização). 
Os professores conheceram os itens que compõe o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que são: Nota da Prova Brasil-proficiência em Língua Portuguesa e Matemática, índice de evasão e taxa de aprovação e reprovação. A professora Rosemari de Souza chefe da Seção do Ensino Fundamental reafirma a importância da realização dos Simulados tanto para possibilitar que os alunos treinem sua capacidade de realizar provas como para a obtenção de dados sobre a aprendizagem, o que possibilita o planejamento de novas atividades visando um melhor desenvolvimento dos alunos.
O IDEB do município em 2013 foi de 5.8, além da meta estipulada pelo Ministério da Educação. Os alunos do 5º ano realizarão a Prova Brasil em novembro.