1 de outubro de 2015

Professores participam de formação continuada sobre o movimento e o brincar na alfabetização


No dia 24 de setembro de 2015 reuniram no salão da Escola Mãe do Perpétuo Socorro as professoras do 1º ano da Rede Municipal de Educação para o 2º Encontro de Formação Continuada com o tema “Importância do movimento para a criança e para o processo de Alfabetização”, ministrado pela Ms. Lorena Nadolny.
A professora formadora  iniciou sua fala reafirmando que “O movimento é o meio pelo qual o indivíduo comunica-se e transforma o mundo que o rodeia. É nesta linha de expressão onde o corpo fala. O corpo, a mente, o outro, o eu, a ação, o pensamento, a percepção, o real, o imaginário, a expressão, o afeto, estão estritamente ligados na criança desde a primeira idade e com o passar do tempo irão diferenciando-se e cada qual tomando sua função no desenvolvimento do indivíduo”.
A Ms. Lorena Nadolny enfatizou sobre o desenvolvimento da criança com relação aos aspectos: motor, físico e perceptivo motor, sendo que estas habilidades e capacidades são importantíssimas para o inicio do processo de alfabetização. Afirmou aos participantes que nessa fase as crianças precisam conhecer e dominar o esquema corporal e suas funções, por isso os professores devem proporcionar vivências para que seus alunos desenvolvam a consciência sobre o seu próprio corpo.
A palestrante destacou que as crianças são influenciadas pelo meio no qual estão inseridas, mas cabe ao professor proporcionar vivências de movimento explorando e experimentando as habilidades e as capacidades físicas de cada criança.
Neste momento foram realizadas brincadeiras e brinquedos cantados e realizadas algumas sugestões para auxiliar os docentes em seus planejamentos.