23 de novembro de 2015

Projeto Ler e Pensar - Seminário de Educação e Leitura



No dia 27 de outubro aconteceu a 13ª edição do  Seminário Ler e Pensar de Educação e Leitura Instituto GRPCOM, no teatro Guaíra em Curitiba.
Criado em 1999 pelo jornal Gazeta do Povo, é um projeto de incentivo à leitura  e cidadania dirigido aos alunos do Ensino Fundamental e Médio de escolas e instituições públicas e particulares do Paraná, que por meio da mídia jornal e da educação contribui com a formação de educadores, crianças e jovens no Paraná. Trabalhando com a leitura e informação, os estudantes passam a ter melhor visão do mundo a sua volta e compreensão daquilo que leem, e se sentem inseridos na sociedade, com capacidade de exercer sua cidadania.  
O projeto é patrocinado pela Associação Comercial do Paraná (ACP), Instituto HSBC Solidariedade, CCR Rodonorte e FIEP/SESI. Além disso, conta com mais de 30 padrinhos sociais e escolas investidoras, o que permite que os professores recebam diariamente os jornais. O Projeto Ler e Pensar também oferece assessoria pedagógica aos educadores participantes, por meio de programa de formação continuada com certificação, atividades pedagógicas, eventos culturais e materiais didáticos.
No  município de Telêmaco Borba, três  escolas são apadrinhadas pela Associação de Funcionários da kemira: Escola Regente Feijó, Escola São Silvestre e Escola do Campo  Santos Dumont que iniciaram neste ano de 2015.
Foram encaminhados  vários projetos realizados pelas  professores e atividades dos alunos para a Coordenação do Ler e pensar.
A professora Katiane Nara  de Siqueira  da Escola Regente Feijó foi selecionada entre os dez melhores trabalhos apresentados do Estado do Paraná com o tema: “Comunicar é preciso, refletir é imprescindível, a sociedade cidadã se constrói com a nossa interação.”
A professora recebeu como prêmio um tablet.

Durante o Seminário aconteceu o show com o músico Renato Teixeira, considerado um dos maiores compositores do Brasil. Autor de sucessos como “Amanheceu”, “Tocando em Frente”, “Frete” e “Romaria”, é apontado por muitos como um dos mestres da música de origem caipira. A professora foi  representando o município de Telêmaco Borba acompanhada pelo prefeito, Secretário Municipal de Educação.

A Secretaria Municipal de Educação agradece a Associação de Funcionários da kemira pela parceria e parabeniza a  professora Katiane Nara  de Siqueira  da Escola Regente Feijó por esta conquista.