8 de dezembro de 2015

5ª Mostra Ambiental – Programa Caiubi | 03 Dez 2015


A V Mostra Ambiental do Programa Caiubi foi realizada na quinta-feira (3), no Clube Atlético Monte Alegre (CAMA). Vinte e três escolas e 12 centros municipais de Educação Infantil (CMEI) apresentaram os trabalhos que teve o tema a Água/crise hídrica, acúmulo de lixo e criação de mosquitos. 
O foco principal dos trabalhos foi a proliferação do mosquito da dengue. As crianças ilustraram as formas da proliferação do aedes aegypty, transmissor da Dengue, Zika e febre chikungunya. O combate ao mosquito também foi foco das atividades. Além das orientações para que a comunidade não deixe água limpa parada. É necessário que a população não esqueça que a caixa dágua não devem ficar aberta, garrafas precisam ficar viradas, calhas devem ser limpas e lixeiras sempre bem fechadas. Outra forma de combater, apresentada pelos alunos, foi a confecção de armadilhas com garrafas pets para capturar o mosquito.
O prefeito Luiz Carlos Gibson falou da importância do Caiubi para conscientização ambiental nas crianças. "O projeto contribui para criar ideias, despertar a mente das crianças para o mundo que queremos viver", enfatizou. 
Para o prefeito Gibson, o tema dessa edição foi muito oportuno. "A dengue é um problema de todos, e é um mal que está se espalhando, e nós precisamos conscientizar a população para isso", reforçou.


Projeto Caiubi
O Programa Caiubi é realizado pela Klabin em parceria com a Prefeitura de Telêmaco Borba. O objetivo da iniciativa de educação ambiental é disponibilizar conteúdo anualmente aos professores para disseminação de conceitos de consciência ecológica nos centros municipais de Educação Infantil (Cmeis) e escolas municipais. Ao fim de cada ano, os alunos expõem, por meio de trabalhos, o conteúdo discutido em sala de aula. Desde 2001, o projeto é desenvolvido em Telêmaco Borba.