21 de dezembro de 2015

Professores realizam discussão da Fase Municipal da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)


No dia 11/12 ocorreu, nas dependências da Escola Mun. Costa e Silva, a Fase Municipal da Base Nacional Comum Curricular, evento organizado pela Secretaria Municipal de Educação para a elaboração da síntese das discussões realizadas pelas escolas municipais e estaduais relacionadas à organização curricular em pauta no Brasil. As escolas particulares também foram convidadas e participaram nesta fase.
A Base Nacional Comum Curricular (BNC) vai deixar claro  os conhecimentos essenciais aos quais todos os estudantes brasileiros têm o direito de ter acesso e se apropriar durante sua trajetória na Educação Básica, ano a ano, desde o ingresso na Creche até o final do Ensino Médio.  Sendo assim, o MEC organizou o documento preliminar, em parceria  com 35 Universidades e 2 Institutos Federais e disponibilizou para consulta pública.
A Base Nacional Comum Curricular será resultado do trabalho coletivo de diferentes atores do contexto educacional: especialistas das áreas de conhecimento, gestores, professores da educação básica, estudantes e público em geral.
Neste cenário, Telêmaco Borba participou e  organizou a leitura e discussão dos conteúdos em cada escola e realizou a Etapa Municipal.
O momento sintetiza as discussões que iniciaram com a leitura da Base pelos coordenadores pedagógicos, e tiveram continuidade nas escolas, com o parecer de professores, pais e alunos tanto da rede estadual como da rede municipal. Ocorreu ainda a participação do município, nos meses de novembro e dezembro, nas discussões coordenadas pela Undime-Pr no município de Londrina e o preenchimento do Documento Básico no site basenacionalcomum.mec.gov.br. Todas as ações realizadas reafirmam a importância da contribuição de toda a comunidade escolar para a finalização deste documento que será a Base Nacional Curricular Comum”, afirma a professora Rosemari de Souza, coordenadora do Ensino Fundamental da Rede Municipal.