1 de abril de 2016

Educação reforça ações no combate ao Aedes aegypti em Telêmaco Borba


 A Prefeitura Municipal de Telêmaco Borba, por meio da Secretaria de Saúde em parceria com a “Sala de Situação de Dengue”, reuniram-se com  várias representações  para discutir formas de se combater o mosquito Aedes aegypti.
Uma das ações é o mutirão, que deverá  acontecer semanalmente em todos os prédios públicos.
O objetivo é conscientizar todos os servidores públicos, alunos e comunidade em geral sobre os perigos desta doença  e mostrar o quanto  é importante o  combate através de medidas simples como o descarte correto dos materiais que podem acumular água parada.
Em cada escola e CMEI, foi formado um comitê para realização do combate ao mosquito Aedes aegypti.

Esse comitê é formado nas escolas por 2 alunos, 1 pai de aluno, 2 professores, 1 funcionário da escola e a direção. Nos CMEIs contarão com 1 pai de aluno, 1 professor, 1 funcionário e a direção do CMEI.

No dia 31 de março de 2016, às 14 horas no auditório Carmem Iolanda Dalécio  da Secretaria Municipal de Educação foi realizada uma formação com os representantes do comitê das instituições da Rede Municipal de Ensino .
A coordenadora do Programa de combate a dengue no município é Linda Mara Nogueira que trabalha na Secretaria Municipal de Saúde.
Estiveram presentes aproximadamente 180 pessoas.
Os assuntos abordados foram de suma importância para instrumentalizar o comitê, que posteriormente serão responsáveis  pela definição e organização do mutirão a ser realizado na escola/ CMEI.

Responsabilidades do Comitê

● Elaborar ações educativas de prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue.
● Manter se vigilante quanto à limpeza de sua escola, vistoriando e eliminando, todos os recipientes que possa acumular água e se tornar um criadouro do mosquito.
● Preencher check list semanalmente, e enviar para SME.
●Tirar fotos da realização da ação realizada, e enviar junto com o checki list.

Obs.: Uma vez por mês os agentes de endemias, estarão nas escolas, e se estiver realmente com o seu espaço limpo e organizado, receberá o selo de ambiente livre da dengue.