6 de maio de 2016

Contação de Histórias – "Vivências Encantes com Monteiro Lobato"


A Secretaria Municipal de Educação, por meio do Centro de Formação Continuada Prof. Paulo Freire, estará realizando entre os dias 19/04 à 09/05 uma ação denominada "Vivências Encantes com Monteiro Lobato", para os alunos da rede municipal de ensino, fazendo assim uma homenagem ao escritor paulista Monteiro Lobato (1882-1948), que nasceu no dia 18 de abril, em Taubaté, no Vale do Paraíba. Graças ao pioneirismo na literatura infantil, a mesma data foi escolhida para comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril).
Sua obra infantil de maior destaque foi “O Sítio do Pica-pau Amarelo”, com histórias do Saci, da Cuca, da boneca Emília, Visconde de Sabugosa, Narizinho, Pedrinho, Tia Nastácia e Dona Benta.
O Centro Prof. Paulo Freire foi organizado com a temática que remetesse ao autor, proporcionando as crianças, momentos de contação de histórias sejam elas sobre a vida de Monteiro ou fábulas retiras de seus livros.
Em torno de 600 alunos da rede municipal passarão por essa vivência significativa a elas.
Ler e contar histórias implica em constituir um elo entre a criança e a cultura. Nesta prática podemos ver o encantamento dos pequenos com os diferentes lugares, objetos e ações dos personagens. Para isso é essencial que o professor utilize desta prática pedagógica no dia a dia das instituições de ensino, para que, num momento posterior, as crianças tenham a possibilidade de agir de forma independente.