20 de abril de 2017

Sanepar promove curso para professores de Telêmaco Borba


Parceria com a Secretaria Municipal de Educação forma multiplicadores dos conceitos de saneamento e proteção ao meio ambiente

A Sanepar realizou em Telêmaco Borba, nesta terça e quarta-feira (18 e 19), um Curso para a Formação de Agentes Socioambientais, voltado a 40 professores do quarto ano do ensino fundamental do município. O curso ocorreu através de uma parceria entre a Sanepar e a Secretaria Municipal de Educação, pelo segundo ano consecutivo.
A gestora da Unidade de Educação Socioambiental da Sanepar, Crislaine Mendes explica que o curso faz parte do Programa de Educação Ambiental da Companhia, que visa mobilizar a comunidade para a preservação dos recursos hídricos e a compreensão da importância do saneamento. "Isso tanto em benefício do meio ambiente quanto pela melhoria da saúde e da qualidade de vida das pessoas, o que reflete no desenvolvimento das cidades. Nesse sentido, os professores, como formadores de opinião, serão nossos aliados", diz.

O gerente regional da Sanepar em Telêmaco Borba, Edson Michaloski, destacou a importância das oportunidades de contato com a comunidade para falar sobre a responsabilidade de todos no que se refere à proteção ao meio ambiente, especialmente com pessoas que disseminam a informação, como os professores.

O primeiro módulo, teórico, tratou da importância do saneamento para a preservação do meio ambiente bem como dos recursos hídricos. Para isso, foram abordadas as Políticas Nacionais de Saneamento e de Recursos Hídricos, o programa Se Ligue na Rede, a atuação da Sanepar, as estruturas operacionais de água e esgoto e os investimentos da Companhia na cidade. No segundo módulo, os professores puderam conhecer o trabalho feito pela Sanepar para tornar a água potável, desde a captação da água in natura no Rio Tibagi, manancial da cidade, passando pela Estação de Tratamento de Água para torná-la própria para o consumo humano.

Além de Crislaine, o curso foi ministrado pelo Coordenador Industrial da Sanepar Rafael Polak e pelo técnico químico Oséias Jorge de Melo.

AGENDA AMBIENTAL - No mês de abril, a Sanepar desenvolveu várias atividades de educação socioambiental na região. Entre elas, foram feitas palestras para alunos do Colégio Positivo de Arapoti, envolvendo cerca de 50 estudantes do ensino médio e fundamental. Em Reserva, a atividade foi levada a 150 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio Estadual Gregório Sczeremeta. Outras ações estão programadas, ainda para este mês, nos municípios de Castro e Carambeí.

Foto - O técnico químico da Sanepar Oséias Jorge de Melo destaca a importância do saneamento para a preservação do meio ambiente 

Fonte – Assessoria de Comunicação da Sanepar