23 de maio de 2017

Projeto de Transição dos alunos do 5º ano para o 6º ano



Nos dias 16 e 18 de maio, professores do 5º ano da Rede Municipal de Ensino e do 6º ano da Rede Estadual, participaram de Formação Continuada em Língua Portuguesa com a Profª Maria Clarice D. Araújo e Matemática com o Prof. Luiz Alberto Calado.
Esta Formação faz parte do Projeto de Transição dos alunos do 5º ano para o 6º ano desenvolvido pelo Núcleo Regional de Educação de Telêmaco Borba em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O projeto teve seu início no mês de fevereiro com a aplicação de Avaliação Diagnóstica nas turmas de 6º anos tendo como referência os Descritores de Aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática, diante dos resultados foi elaborado um plano de formação aos professores.
Esta Avaliação Diagnóstica representa um olhar diferenciado sobre os dados coletados, ao verificar prioritariamente se as metas planejadas para o aprendizado dos alunos ao concluírem o Ensino Fundamental Anos Iniciais foram alcançadas, permitindo, a partir de seus resultados, oportunidades de reflexão sobre o trabalho desenvolvido pela escola e gerando informações capazes de influenciar decisões pedagógicas tanto para os anos iniciais quanto para os anos finais do ensino fundamental. 
Portanto, este projeto visa o estreitar as relações do trabalho pedagógico entre as redes municipal e estadual de ensino e desencadear discussões sobre o processo ensino e aprendizagem, buscando diminuir os índices de evasão e reprovação, possibilitando assim uma aprendizagem significativa para formação plena dos educandos.