27 de julho de 2017

Professores retornam às aulas com Formação Continuada


O segundo semestre do ano letivo reiniciou nos dias 24 e 25 de julho, com Formação Continuada para os professores das Escolas e CMEIs da Rede Municipal de Ensino.
Formação Continuada para os profissionais da Educação Especial Municipal se faz necessária para cumprir com o disposto na LDBEN 9394/96, bem como na Lei Nº 1866/2012, que institui o Plano de Cargos e Carreira do Magistério Público Municipal, o qual prevê em seu art. 22 - § 2, a realização de 40 horas anuais de formação continuada aos profissionais das Escolas Municipais e Centros Municipais de Educação Infantil em sua área de atuação, a serem realizadas durante o ano letivo.
A formação continuada de professores é o processo permanente de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade docente, realizado ao longo da vida profissional, com o objetivo de assegurar uma ação docente efetiva que promova aprendizagens significativas.
Para que a formação continuada atinja seu objetivo, precisa ser significativa para o professor, com este intuito é que a equipe da Divisão de Planejamento de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, organizou a formação continuada voltada para as áreas de atuação dos professores com os seguintes temas:
- Tema: Monteiro Lobato - nas asas da imaginação: Prof. Dr. Cleber Fabiano da Silva (Professores da Educação Infantil - Escolas, CMEIs e Professores do Ensino Fundamental)
Fonoaudióloga Mônica Barreto de Oliveira
- Tema: Desenvolvimento de linguagem e audição nas crianças: Fonoaudióloga Mônica Barreto de Oliveira (Professores da Educação Infantil - Escolas e CMEIs
- Tema: Pressupostos para a ressignificação das práticas educativas: Profª Drª Roberlayne de Oliveira Borges Roballo (Gestores das Escolas e CMEIs)
- Tema: O papel da professora da sala de recursos multifuncionais e intervenções. Profª Mari Angela Calderari Oliveira (Professores de Classe Especial, Salas de Recursos Multifuncionais, Professores de Apoio Especializado)
- Tema: Possibilidades de desenvolvimento por meio do brincar. Prof.Rogério de Moura Jorge (Professores de Educação Infantil e Hora Atividade)
- Tema: Teoria e prática sobre o ensino da Língua Portuguesa: Profª Haudrey Fernanda Bonner Foltran Cordeiro ( Professores do 2º e 5º anos)
- Tema: Resolução de situações problemas: teoria e prática : Prof. Luiz Alberto Callado (Professores do 3º e 4º anos)
- Tema: Alfabetizar e letrar com música. Eis a grande magia!: Profª Mariane Prestes de Miranda, Sandra Regina Rocha e colaboração da Equipe do Ensino Fundamental (Professores do 1º ano)